COISAS DE CASA

MONTANDO UMA CASA DO ZERO

Montar uma casa desde o início é responsabilidade. Muito mais que comprar móveis e objetos dos sonhos do pinterest, montar uma casa é prestar atenção nos detalhes, refletir sua personalidade em ambientes que te faça sentir-se num lar e te acolha.

Exige planejamento, equilíbrio e principalmente maturidade para você enxergar que não pode simplesmente fazer tudo que tem em mente de imediato. Você vai ter que priorizar, abrir mão de algumas coisas, usar a criatividade e ralar para ter um cantinho do jeito que sonhou.

Hoje estreamos uma nova série de posts e todas as nossas aventuras na casa 6 ♥ estamos super ansiosos e esperamos não soar tão repetitivos com o assunto, já que a fase está nos marcando tanto que não compartilhar aqui no blog não seria eu, não seríamos nós.

E o primeiro post são algumas dicas de planejamento que vem sendo muito úteis para nós e talvez seja para quem está passando/ vai passar por isso também.

 A PERSONALIDADE DOS MORADORES

Em arquitetura de interiores costumamos chamar de brienfing, que nada mais é que um questionário que você faz ao seu cliente com intuito de conhecê-lo de forma mais aprofundada e alcançar o maior número de informações para desenvolver um trabalho para ele.

É um processo fundamental para a criação saber quem somos e o que gostamos, pois assim torna-se bem mais simples transmitir em cada cômodo a nossa personalidade. Tem gente que acha meio bobo isso, mas sempre me pergunto como você vai sentir-se em casa senão tem sua personalidade ali?

Para isto, fizemos um “mini-brienfing” da forma mais natural possível, trocando referências e colhendo tudo que temos em comum para que os dois se sintam a vontade.

Eu e Allan, por exemplo, gostamos de casa de vó, mas também achamos lindo um estilo mais alternativo… Eu gosto do clean e ele ama cores, então vamos dosando um pouco de tudo com cuidado e equilíbrio.

É legal pensar nos principais hobbies também, como cozinhar, assistir filmes, receber amigos, usar bastante o computador. Porque sendo assim, vamos precisar de uma cozinha bacaninha, um home office bem iluminado para escrever e fazer trabalhos da faculdade e espaços preparados pra receber a família e os amigos para um almoço de domingo, sabe?

Estar em casa é olhar ao seu redor e sentir que aquilo faz parte de você.

 PRIORIDADES

Montar uma casa não é barato e infelizmente a gente não consegue comprar de imediato àqueles objetos de decoração tão sonhados, então é importante fazer uma lista de coisas essenciais e pesquisar os preços para ver o que cabe no orçamento. A lista costuma ser bem pessoal, pois tem gente que consegue se virar super bem sem algumas coisas que outras pessoas consideram essenciais.

Alguns itens que consideramos prioridades:

  • Cama;
  • Chuveiro;
  • Geladeira;
  • Fogão;
  • Máquina de lavar;
  • Mesa de jantar;
  • Sofá;
  • TV;
  • Armários.

ESTILO e referências

Fazer um moodboard vai te ajudar a juntar àquilo que você se identifica, organizar e traduzir visualmente uma ideia. Colecione referências, crie pastas no pinterest, cores preferidas, texturas, países, elementos da natureza, lojas.. Desenhe e rabisque. Assim sua casa terá uma identidade visual que você vai conhecer muito bem e evitar comprar objetos desnecessários.

CALMA

…muita calma! Reforma, mudança, escolhas, compras.. Dão tanto trabalho! Mas é gostoso você ver que está conquistando as coisas e montando do jeito que você gosta. Seja do seu quarto na casa dos pais, uma casa com as amigas, sozinha ou com um par. Ter um canto para chamar de lar é lindo e especial!

You Might Also Like

10 Comments

  • Reply
    Gabi
    4 de agosto de 2017 at 01:57

    Oi Sté
    Essa fase deve ser super cansativa, mas muito gostosa, né?
    Eu saí da casa dos meus pais há alguns anos, e essa fase de comprar móveis foi bem chatinha porque o dinheiro tava curto, então mudei tenho pouquíssimas coisas mesmo.

    Compartilho da sua lista de itens essenciais, exceto a mesa de jantar. Com essas coisas já dá pra ir sim.

    Vou adorar ler essa série de posts.
    Parabéns pela fase nova, boa sorte e bom trabalho.
    bj bj

  • Reply
    KARINE
    4 de agosto de 2017 at 04:21

    amei o post, sté! e amei esse moodboard que vocês montaram, vai ser lindo acompanhar por aqui essa nova fase de vocês. e como não amar esse momento de montar a casinha, né? ainda mais pra quem faz arquitetura, haha ♥

  • Reply
    Claudia Hi
    4 de agosto de 2017 at 10:26

    Ah que delícia Sté! Tá certo que da um trabalhão, mas ter um lugarzinho pra chamar de seu com o seu estilo, a sua personalidade deve ser incrível!

    Boa sorte pra vocês nessa nova (ou não tão nova) jornada da vida ♥

  • Reply
    Clara Rocha
    4 de agosto de 2017 at 20:08

    Nossa Sté eu super te entendo! Eu tenho uma amiga que vai casar ano que vem e ela já esta procurando coisas para casa, já comprou a cama mas esta pesquisando o fogão, geladeira e essas coisas. Mas como moramos em uma ilha ela tem que ter cuidado com essas coisas porque acabam enferrujando com o tempo. Eu até mandei o seu post para ela. Para que ela ficasse mais calma, porque ela me marca demais em tudo de casa. HAHAHA
    eu estou reformando meu quarto com o brayan aos poucos. Até pouco tempo não tinhamos nem mesa para colocar o computador. Mas aos poucos vamos construindo um espaço que vai se tornando cada vez mais a nossa cara. E isso é muito legal.
    Eu adoro essa coisa de casa de vó, também e mesclar com coisas mais alternativas é o que deixa muito mais a cara de vocÊs.
    Minha dica é vá em antiquários, ou brechó de móveis, porque vale a pena e tem peças únicas lá que vale a pena serem reformadas e trazem um contexto legal para a casa de vocês. ♥

  • Reply
    Camila Faria
    4 de agosto de 2017 at 21:00

    Oi Stéfhanie, que delícia, já passei por essa fase de montar a casinha do zero. É gostoso demais, mas dá um trabalhão também. E claro, não dá para fazer tudo de uma vez. Mas aos pouquinhos tudo se encaixa. Eu brinco dizendo que a minha casa está em constante transformação, as mudanças não acabam nunca! Boa sorte nessa fase-delícia. <3

  • Reply
    Fe
    6 de agosto de 2017 at 21:05

    Eu vim morar com o Jão já com tudo meio que pronto (por ele haha) e confesso que isso me incomodou um pouco porque eu fico doida pra ter essa fase de começar do zero, bem do jeito que eu gosto. <3 Mas aos pouquinhos estou dando meio jeitinho aqui e ali. Hahaha Em breve vamos nos mudar e algumas coisas vão ter que mudar, então vai ser quase que começar de novo. Vou amar ver essa série de posts! Um beijo <3

  • Reply
    Jess
    9 de agosto de 2017 at 13:09

    yey!! estou ansiosa para acompanhar cada detalhe ♥️
    essa é uma das maiores conquistas da vida.

  • Reply
    Laís
    9 de agosto de 2017 at 16:10

    Sté, eu gostei tanto desse mood que você criou, eu tô apaixonada pela paleta de cores, sério, adorei cada coisinha. Quero muito ver como as coisas ficarão por aí, tenho certeza que ao final tudo estará lindão! Te desejo sucesso, hihi. Um bj! <3 <3

  • Reply
    Thaynara
    10 de agosto de 2017 at 12:55

    sté, acompanho desde sempre seu blog e adoro quando compartilha suas experiências gastronômicas, mas que cantinho amor vocês estão montando! pretendem compartilhar no youtube ou sei lá? ansiosa pela continuação!! <3

  • Reply
    priscilla.b
    11 de agosto de 2017 at 23:23

    Sté,
    Parabéns pela conquista! Que esta nova fase da sua vida venha repleta de muitas alegrias e sucesso! Realmente, começar uma casa do 0 exige muito planejamento e paciência extra rsrsr! Sorte que hoje em dia existem uma série de recursos para nos ajudar nessa tarefa.
    Com certeza o resultado final faz todo esforço valer a pena!

    Um beijo,
    Pri
    http://www.styledchicas.blogspot.com.br

  • Leave a Reply